top of page

Lela Martorano é artista visual e bailaora (bailarina), diretora artística do grupo Flamenco La Margen. Utiliza a fotografia como linguagem para refletir sobre a passagem do tempo e questionar a capacidade da memória em guardar as lembranças e recordações de forma objetiva. As obras da artista são resultantes da exploração implacável da imagem e sua projeção, e são construídas muitas vezes com a utilização de dispositivos analógicos. A apropriação de fotografias antigas, slides, filmes super-8, imagens da internet, constitui a base para o desenvolvimento desse processo, que transita entre a fotografia e a videoinstalação. No campo da dança, utiliza os códigos fundamentais da linguagem flamenca em busca de novas possibilidades de diálogo com todas as formas de arte.

 

Doutora em "Lenguajes y Poeticas en el Arte Contemporáneo" pela Faculdade de Bellas Artes de Granada, Espanha, pós-graduada em Poética e Linguagem da Dança pela Faculdade Regional de Blumenau – FURB, e bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC / Florianópolis.

 

Letra de Respiro é uma performance em dança flamenca, que ocorre a partir de um diálogo entre o baile, ritmo e música e é atravessada pelas linguagens artísticas do cinema, da poesia sonora e das artes visuais. Esse diálogo reúne elementos de uma conversa, com perguntas, respostas, tempos de respiro e silêncios, criando tensões, profundidades e sobreposições. 

“Sistemas sonoros, corpos dançantes, letras desenhadas como pele que habita o som....Como sopro que acolhe a carne “ (Fê Luz)

bottom of page